O sistema de retenção de queda para segurança em altura

Ele depende dos elementos que formam o EPI que são o cinturão e os elementos de conexão (talabarte ou trava queda).

O sistema depende também de um dispositivo de ancoragem, pois sem este o EPI não funciona.

Sistema de restrição de movimentação:

uma medida que elimina o risco da queda, é formado por um cinturão (paraquedista preferencialmente), um talabarte e um dispositivo de ancoragem que quando utilizados corretamente impedem o trabalhador de atingir um local onde existe o risco de queda.

Sistema de retenção de queda:

se não for possível eliminar o risco de queda deve ser adotado um sistema que minimize o tamanho e as conseqüências de uma queda, formado por um cinturão paraquedista (obrigatoriamente), um talabarte de segurança para retenção de queda ou um trava-queda e um dispositivo de ancoragem. O sistema deve dispor de um meio de absorção de energia para limitar as forças geradas no trabalhador e também proteger a ancoragem.

Sistema de posicionamento no trabalho:

este sistema constituído de um cinturão de posicionamento, talabarte de posicionamento e ancoragem funciona como suporte primário do trabalhador que sempre deve ser utilizado junto a um sistema de retenção de queda. O sistema de posicionamento oferece suporte parcial ou total para o trabalhador executar sua tarefa de forma estável e segura e é tido como suporte primário, caso este suporte primário venha a falhar o sistema em paralelo de retenção de queda será requisitado.

É o sistema mais exigente e quem atua na área deve cumprir uma longa formação que fornece amplo suporte para atuação nas mais diferentes situações.

www,prismacomercial.com.br

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑